quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

HIPOTIREOIDISMO LEVE AUMENTA O RISCO EM MULHERES GRÁVIDAS DE DESCOLAMENTO DA PLACENTA ABRUPTO (TIREOIDE, HIPOTIREOIDISMO, HIPERTIREOIDISMO, DISFUNÇÃO TIREOIDIANA, OBESIDADE, SOBREPESO, EDEMA, CANSAÇO, ETC...) ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA, ESTE FATO PODE LEVAR A ABORTO EXPONTÂNEO.




É relativamente comum em mulheres que se programam para a gestação, e por diversas vezes acabam apresentando aborto espontâneo, e o que é pior, não raro o causador deste distúrbio pode ser um doença simples de tratar mas silenciosa, e frequentemente não é feito nem o diagnóstico por se tratar de moléstia especializada como tireoidite de Hashimoto, ou o próprio hipotireoidismo subclinico entre outras patologias comum e reversíveis. Um leve hipotireoidismo aumenta o risco em mulheres grávidas de descolamento abrupto da placenta. De forma geral, o índice de descolamento abrupto da placenta em mulheres grávidas é 3 vezes maior se elas apresentarem anticorpos antitireoperoxidase (anticorpo antitireoide), mas se não o tiverem, o descolamento abrupto da placenta ocorre somente em 1% dos casos contra o descolamento abrupto da placenta de 0.3% nos casos sem hipotireoidismo.Quando os pesquisadores analisaram 17.298 casos de exames sorológicos em mulheres grávidas com função tireoidiana aparentemente normal, encontraram anticorpos antitireoperoxidase em 1.012 mulheres grávidas aparentemente normais (cerca de 6%). De 10 mulheres com anticorpos antitireoperoxidase que tiveram descolamento abrupto da placenta, 7 eram eutireoidianas, ou seja apresentavam os níveis normais de tireotropina e tiroxina livre (T4). Os pesquisadores associaram o relato desta pesquisa a outras similares e o Dr. Casey, um dos pesquisadores, disse que ele viu o seu papel como uma outra peça do quebra-cabeça, para compreender melhor as formas leves de hipotireoidismo, disfunção tireoidiana, e seu impacto nas mulheres grávidas.Os pesquisadores seguiram esta observação como guia  para se fazer uma história clínica da mulher grávida, o mais completa possível, questionando casos de hipotireoidismo na família e questionar se a mulher grávida apresenta algum sintoma de doença tireoidiana. Neste estudo, a equipe de pesquisadores não achou nenhuma ligação entre os anticorpos antitireoperoxidase e hipertensão na gravidez, desenvolvimento fetal limitado, nascimentos prematuros ou ruptura prematura da bolsa. Os pesquisadores estão se dedicando ao estudo do próximo passo da pesquisa: um controle randomizado, para verificar o impacto no desenvolvimento fetal, com terapia de reposição de hormônio tireoidiano em mulheres com leve hipotireoidismo. O interesse está na infância, no QI aos 5 anos de idade da criança. Tem como foco a avaliação do mais sutil dos sitomas de disfunção tireoidiana e tomar ação preventiva.

AUTORES PROSPECTIVOS


Dr João Santos Caio Jr
Endocrinologista - Neuroendocrinologia
CRM:20611

Dra Henriqueta V. Caio
Endocrinologia - Medicina Interna
CRM:28930


Como Saber Mais:
1. Quais as consequencias que a falta de hormônio faz em nosso corpo...

2. Quando devo começar a me preocupar com a reposição hormonal? Será que é quando começa a aparecer os sintomas ? Conheça um pouco mais sobre isso...

3. Menopausa e Climatério como saber se já chegou a hora? Tire suas duvidas...

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Prof. Dr. João Santos Caio Jr, endocrinologista, neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, endocrinologista, medicina interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil.By Linda Wilson NEW YORK (Reuters Health) Aug 06; Report in the August Obstetrics & Gynecology; Co-author Dr. Brian Casey at the University of Texas Southwestern Medical Center and colleagues American College of Obstetricians and Gynecologists.

Contato:
Fones: 55 11 5572-4848 - (11) 23371-3337 ou 9.8197-4706
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002

Site Clinicas Caio

Site Van Der Haagen Brazil
https://twitter.com/crescerei2

Google Maps: